O espaço onde a redonda chama a responsabilidade.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Sport fora da Copa do Nordeste.

O presidente do Sport, Sílvio Guimarães, decretou hoje que, nos moldes atuais, o time pernambucano está fora da disputa da Copa do Nordeste de 2010. A competição, que foi organizada em "regime de urgência", com reuniões periódicas ocorrendo quase que toda semana para definir cotas e direitos de transmissão, não seduziu o mandatário do Sport. A cota proposta para cada clube na competição, que se iniciará, em tese, no dia 9 de Junho (dois dias antes da Copa do Mundo), é de R$500 mil reais, abaixo dos R$750 mil da edição anterior, realizada em 2001.

O fato é que a organização da Copa do Nordeste-2010 é mais um exemplo da falta de gerência geral que ocorre no futebol do nordestino. Uma competição que já deu várias mostras de ser extremamente rentável, e de alimentar a sadia rivalidade dos clubes da região, não pode ser organizada de uma forma tão precipitada como foi feita. Prova disso é que a competição desse ano terá datas reservadas para as finais nos meses de Novembro e Dezembro, nas datas da Copa Sul-Americana, tornando a competição desgastante e longa.

Por enquanto, apenas o Sport declarou estar fora. Não se sabe outro clube entrará em seu lugar (foi sugerido o nome do Central, de Caruaru, para a vaga do time rubro-negro) ou se a competição será realizada sem o mesmo. O período do meio do ano será muito importante para o time do Sport no decorrer do ano. Com a parada para a Copa do Mundo, o time realizará uma inter-temporada, visto que teve apenas nove dias para preparação física e técnica no mês de Janeiro, graças ao estapafúrdio calendário do estadual.

Além disso, está sendo articulada, ainda sem confirmação, a reforma total do gramado da Ilha do Retiro, um dos piores entre os grandes clubes brasileiros, e motivo de seguidas reclamações até dos próprios jogadores do Sport. Esses projetos, aliados a baixa cota destinada ao clube, fizeram Sílvio Guimarães optar por não participar. O desejo é que em 2011 a competição seja melhor organizada, e aí sim o Sport confirmará presença.

A volta do mais disputado e competitivo campeonato da região Nordeste não pode ser feita do jeito que está sendo. Os clubes precisam valorizar a competição e, antes de tudo, serem valorizados. O caminho não está sendo esse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário